• Saltaram dos livros e vieram para cá

    A Sombra do Vento

    A primeira vez que li um livro de Carlos Ruiz Zafón foi no ano passado, graças ao presente que me foi oferecido por meu irmão, cujo título foi “A Cidade de Vapor”. Fiquei impressionada com a maestria do Autor no emprego das palavras. Dotado de um estilo que me obrigou a ficar agarrada ao livro até que concluísse a leitura da sua última página. Também me impressionei, desta vez negativamente, por ter levado praticamente toda a minha existência para vir a conhecer, quase que acidentalmente, uma obra de sua lavra. Zafón foi um escritor espanhol que veio a falecer no ano passado (2020) em sua residência em Los Angeles, vítima…

  • Saltaram dos livros e vieram para cá

    Daniel Galera

    Quando eu li “Barba Ensopada de Sangue” Daniel Galera não me era totalmente desconhecido uma vez que “Até o dia em que o cão morreu” inaugurou e me incitou a querer confirmar minhas impressões sobre o autor. A primeira vez que ouvi falar em Daniel Galera foi no Podcast do Antônio Fagundes “Clube do Livro” (bom demais! Claro: saiu do ar…) e o título já me deixou curiosa. Daniel Galera nasceu em São Paulo, mas é gaúcho de tempo vivido em Porto Alegre (até parece que estou abrindo uma janela nas minhas leituras para a ponta sul do país… inclusive o “Barba Ensopada” faz referência a Torres a partir de…

  • Saltaram dos livros e vieram para cá

    Rabiscando na Areia

    Em 2019 eu recebi o livro “Rabiscando na Areia’ que me foi presenteado pelo autor com uma dedicatória simpática e humilde. O autor, Bento Barcelos da Silva, não o conheço pessoalmente mas dele me foi transmitida admiração a partir de um comentário aqui, outro ali, por parte de quem expressou privilégio de o ter como amigo. Quando terminei a leitura do livro me veio a nítida impressão de que escrever é a tarefa mais fácil do mundo. E, convenhamos, um autor que consegue nos passar essa sensação é digno de todo respeito por ser detentor de um mérito que para mim é fundamental: clareza na exposição de suas ideias. O…

  • Saltaram dos livros e vieram para cá

    Aprendizagem – ou Caderninho dos erros e acertos

    Quando o telefone tocou não eram nem oito horas da manhã. Entendi que a situação era urgente: do outro lado da linha as palavras não fluíam com naturalidade e a respiração curta indicava que o ruim havia acontecido e que o pior poderia se estabelecer rapidamente. Vesti a primeira roupa que encontrei naquela parte do armário que reúne as autorizadas ao convívio social , engoli o café sem a dose necessária de açúcar, peguei as chaves e rompi o isolamento atravessando ruas, avenidas, túneis, viadutos, bairros, até chegar no endereço da voz que falava em sílabas entrecortadas de vazios pela falta de ar que estufava o peito em intervalos muito…

  • Saltaram dos livros e vieram para cá

    Um Tema, Dois Autores

    Recentemente terminei a leitura de dois livros ambientados no período em que o AI5 foi instituído no país. Período certamente bastante triste da nossa história, quando a violência assumiu proporções capilares devastadoras, tanto no que diz respeito ao número de mortos e a forma pela qual tais mortes ocorreram, quanto no que diz respeito ao cerceamento de informações e à quantidade de fake news em verde e amarelo brilhantes que a militarização ofereceu ao povo. Os dois livros foram escritos em 1988 e mencionam os mesmos fatos históricos. O primeiro que li foi do Zuenir Ventura (“1968 – O Ano que Não Terminou”) e se atém aos fatos com matizes…

  • Saltaram dos livros e vieram para cá

    Nas águas em que o tempo flutua…

          Por coerência ao assunto o título deveria ser “O DETETIVE DO PASSADO E SUA VIAGEM ALÉM-MAR”, pois este é o livro que divulgo aqui com o sentimento de quem festeja o resultado de um trabalho que pude acompanhar desde o início, quando nem mesmo as ideias se alinhavavam no sentido de um projeto. Acompanhei o Autor às vezes de muito perto, outras vezes nem tanto, mas sempre reverenciei os progressos e as surpresas que o Autor compartilhava de tempos em tempos. E agora, obra lançada ao mundo, eu fico na dúvida se eu gosto do livro ou se foi a admiração pelo Autor que se impregnou no…