• Frases que me detiveram

    Leve e Suave

    No dia seguinte ao meu aniversário o telefone tocou e era uma amiga querendo algumas informações sobre um aparelho a ser adquirido. E como nos é de feitio, as despedidas acontecem depois de salpicarmos gotas de bom humor sobre os fatos, muitas vezes desidratados, que entrelaçam as nossas vidas. Mas naquela ocasião algo de especial me foi dito ao término da ligação: “Você já se deu conta de que daqui a quinze anos estaremos com oitenta anos? Precisamos tomar algumas providências porque quinze anos passam num piscar de olhos”. Sobre o passar do tempo acho que todos com mais de sessenta anos são graduados, ou deveriam ser, com relação às…

  • Frases que me detiveram

    Ela disse-me assim…

    Essa canção de Lupicínio Rodrigues, imortalizada na voz de Jamelão, ressalta nos seus versos o remorso. E com tamanha intensidade que a traição ficou num segundo plano, bastante acanhada…. Mas aqui a história é outra, embora eu tenha para mim que o remorso deveria ser pauta de reflexão para quem me trouxe tantas fendas emocionais num discurso rápido. No dia seguinte ao meu aniversário, quando eu ainda estava me deliciando com a lembrança dos amigos que se manifestaram pela data, ao mesmo tempo que me recordava daqueles que não se revelaram, muito provavelmente constrangidos evitando que o acúmulo dos anos fosse destacado, o telefone celular tocou. No outro lado da…

  • Frases que me detiveram

    Concílio

    Ainda bem que era a mão esquerda. Sou destro e na eventualidade de vir a perder uma das mãos, melhor mesmo que seja a esquerda. Não sentia uma dor insuportável, e o meu pânico com a situação não ultrapassava os limites da sanidade. Muito provavelmente se as mandíbulas do cachorro se abrissem, haveria danos, sangue, emergência médica. Eu olhava com alguma tristeza para o cachorro e menos tristeza pela minha mão. Sempre gostei, respeitosamente, de cachorros e não imaginava que um deles traísse a minha respeitosa amizade com aquela atitude que violentava os meus princípios animais de cordialidade. E o cachorro não me soltava. Por prudência não me cabia arrancar…

  • Frases que me detiveram

    Qual a pior coisa que se pode descobrir de alguém?

    Me fizeram essa pergunta dia desses e descobri que sou dada a espasmos, tipo ficar hipnotizada olhando para nada, pensando. Outra coisa que tenho percebido é que do segundo texto que devo ter decorado na minha vida, o Pai Nosso, me escapam algumas frases me obrigando a recomeçar algumas vezes e com isso o que há de religiosidade se perde no inconformismo de ter esquecido o que acreditava estar registrado na memória para sempre. Digo isto mais por medo de serem estes os primeiros sinais de Alzheimer do que propriamente vínculo direto com a resposta. Algumas possibilidades me ocorreram: 1- Descobrir que alguém é um assassino: certamente não é uma…

  • Frases que me detiveram

    Somos o tempo em nós

    “É uma chatice, mas a partir de certa idade morre-se muito. É certo que há aqueles que se antecipam, morrendo quando ainda não era o tempo, para se tornarem em fantasmas de memórias sem partilha. Foi o que fizeram alguns bons amigos, várias queridas amigas. O que considero uma traição imperdoável. Fazerem-me isso a mim! Mas também há aqueles que permanecem vivos depois do seu tempo, sem a memória de quem foram em quem já não são. O que talvez seja ainda pior”. (Helder Macedo)  Outro dia eu estava vivenciando essa sensação… geralmente ocorre quando eu tenho dificuldade de lembrar o nome da imagem da pessoa que se projeta na…

  • Frases que me detiveram

    Diferente de ser-para-si

    Nunca cheguei a lhe dizer algumas coisas que sempre foram encantadoramente percebidas no que diz respeito ao seu comportamento, ao seu jeito de ser. Nunca lhe disse, mas hoje senti uma vontade incontrolável de registrar tudo isso, e não me importo com a impossibilidade de lhe entregar pessoalmente. É que não se encontra com muita frequência essa sua elegância de espírito, essa incondicional capacidade de doar-se. Arrisco dizer que o molde foi quebrado quando você foi embora: por aqui ficaram imitações de valor duvidoso. Você sempre soube atravessar meus silêncios com a habilidade de não ser invasivo, desconstruindo meus estados ensimesmados, realinhando a dispersão do meu olhar para que meus…