-
Entre a Mentira e a Versão Pessoal
Tem aquilo também, de se estar fincado em um determinado ângulo e ter a perspectiva do cenário a partir do ângulo que se está. Posicionado estivesse em um ângulo diferente a visão da paisagem, com certeza, seria outra. Esta discrepância não nos permite afirmar que um, ou outro, esteja mentindo, embora defesas de pontos de vista próprios possam ser levadas às últimas consequências. Ruptura, agressão, assassinato… tudo passa a ser possível quando deixamos de considerar níveis de sutileza que se interpõem entre ponto de vista e realidade. Porque a verdade zomba de todos nós, independente de termos inclinações para analisarmos o mundo emocionalmente, em contraponto ao racional. Definitivamente, a assimilação…
-
Essa gente tão comum…
Nome: Estevão. Tipo físico: moreno, alto, de compleição esguia, olhos de um verde água, frios. Procedência: ignorada. Familiares: desconhecidos. Profissão: oficialmente não revelada. Vivendo nos subúrbios não se sabe há quanto tempo. Idade: aparentando algo em torno de quarenta e cinco anos, mas não há convencimento na afirmativa já que os rostos marcados, como o dele, sugerem um envelhecimento precoce. Vivia num prédio de três andares, cuja aparência decadente nos levava a crer que havia negligência do poder público pelo fato de nunca ter interditado o imóvel. Os três andares se uniam a partir de uma escada curva que ziguezagueava em lados opostos conforme fosse o andar. A quantidade de…
-
A culpa é do microscópio
Tenho um amigo que entre irônico e indignado achou por bem proclamar aos quatro ventos que havia descoberto como eliminar o COVID-19. Segundo ele, bastava quebrar todos os microscópios do mundo porque assim o vírus nunca mais seria identificado. Mesmo sendo a afirmação um total disparate, que pode ser incluída no rol de outras pérolas idiotas sobre o assunto (tipo: se o álcool mata o vírus então todos os bêbados serão poupados, e por aí vai…), fiquei refletindo sobre o que é possível extrair da sentença, sobretudo no que se oculta por trás do não verbalizado. No caso, duas hipóteses se destacaram: 1) a necessidade que temos de achar um…
-
Meu caro Amigo
Meu caro Amigo, Pois é… Estou na dúvida entre o muito que é possível discorrer sobre tudo, ou fazer do silencio uma espécie de oração definitiva. A impressão é que quaisquer das opções deflagará equívocos. Esses últimos dias de 2020 deslizam na ampulheta da vida. Os sentimentos conflitantes escorrem grão em grão, de um lado a outro. E nós revivemos, impotentes, a trajetória das apreensões vivenciadas neste ciclo. Me pergunto em que ponto do percurso me encontro: à beira de um abismo ou já nas profundezas dele. E as demais pessoas? Perdidas em quais situações? Para alguns sobrou a esperança, já desorientada, praticamente senil, acenando, com lágrimas nos olhos, para…
-
Terra em chamas
As montanhas, aquelas que me dão “bom-dia!” sempre quando acordo; aquelas geograficamente achatadas, que bem identificam o Planalto Central; pois bem, no início da tarde estavam sendo consumidas pelo fogo. Do vale que recorta as montanhas, uma fumaça densa dava a impressão que alcançava o céu… A intensidade da grande massa de fumo escuro me deu a impressão de ser as lágrimas desesperadas da terra, assinalando a própria localização, clamando por socorro. Mas certamente tal associação era a transferência do sentimento que em mim se alastrava em igual proporção: a tristeza pela destruição que os meus olhos assistiam. Impotente, eu apenas assistia… À noite, a fumaça conseguia se sobrepor à…
-
Para viver os muitos tons em sépia
Acordei. É de praxe, enquanto o café faz o barulhinho característico deslizando pelo coador, eu olhar pela janela e a visão do horizonte, recortado de elevações assimétricas que definem o Planalto Central, me confirmar que é assim, por essa atitude, que a minha energia tem a força de uma reza. Despertar dentro de um novo dia passou a ser uma experiência a qual reverencio com progressivo entusiasmo. Dias majestosos são aqueles que se inauguram em plenitude, ou seja, não trazem vestígios anteriores (preocupações ou alegrias) e assim é possível valorizar a delicadeza da luz com que o sol afaga uma data que se estreia. Demorei muitos, demasiados anos, praticamente uma…