• Sentimentos acontecem dos fatos

    Coisas Miudinhas

    Fica muito difícil qualquer tipo de abstração quando o estômago é desocupado às carreiras, dando mais espaço para que a angústia se instale. Durante muito tempo foi essa a reação quando o inesperado dava um bote na minha vida. Depois, as variações de pressão que não estavam nem aí para os remédios que se esforçavam, inúteis, para que, ao menos, a pressão fosse a mais equilibrada de nós duas. É um sobe e desce que só a tontura para tentar explicar em detalhes. Mas se aprende a lidar com tudo, menos com os sustos dessa vida. E é tamanha a montoeira de sustos que deixei de ter hierarquia com relação…

  • Sentimentos acontecem dos fatos

    Inocência

    Augusto Ribeiro dos Santos Maciel. Um nome com sonoridade tão nobre, mas todos insistiam em chamá-lo por Guto. Era um pedreiro cujas habilidades jamais poderiam ser desqualificadas, mesmo que ninguém o tivesse visto trabalhar: sua qualidade profissional podia ser atestada só de vê-lo fazendo as refeições. Eu ficava ansiosa para que a hora do almoço chegasse logo. Meu pai havia contratado o pedreiro para reformar o banheiro social: trocar os azulejos, substituir o piso gasto, modernizar as louças… Quando chegava a hora do almoço eu ficava observando, com cuidado para não ser descoberta, a destreza com que Augusto Ribeiro dos Santos Maciel interagia com o prato de comida: movimentava o…

  • Sentimentos acontecem dos fatos

    Navegar é impreciso

    Quando a ideia de casa tentava encontrar em mim algum referencial ficava desorientado. A sensação era de não ter casa, ou melhor, não identificava dentre as residências por onde havia passado aquela onde pudesse descansar confortavelmente a minha existência. Se bem que existir e poder descansar sempre me pareceram de coexistência incompatível. Não é que eu morasse de aluguel ou que morasse em algum quarto, de favor. Não era isso. Era alguma coisa bem sutil. Quando pensava em casa era levado a visualizar um oceano e eu navegando seus mistérios. Sempre me senti acolhido posicionado de frente para o mar. Meu sonho foi viajar naqueles transatlânticos descomunais, com ou sem…

  • Sentimentos acontecem dos fatos

    Assim & Assado

    Que coisa… Se a gente não pega esse menino pela mão e não o sai arrastando por aí, é bem capaz dele ficar para sempre parado no mesmo lugar… Sempre foi assim, desde meninote. E sempre teve esses olhos brilhantes, como coisa que a qualquer momento, e sem intervalo, iria aprontar uma estripulia ainda mais perigosa que a anterior. Perspectivas não confirmadas. Cresceu. Já está homem feito, um pouco desfeito, já que não se assenta na vida do jeito que todo mundo enfeitou com as melhores alegrias. Bastou perguntar duas vezes o que ele queria ser quando crescesse para o assunto não ser mais retomado: desandou a recitar todas as…

  • Saltaram dos livros e vieram para cá,  Sentimentos acontecem dos fatos

    Sobre trocar de calçada

    “O problema não é Deus, é o que inventamos Dele. As pessoas têm certeza demais sobre as vontades de Deus, acho até que algumas criaram Deus em vez de terem sido criadas por Ele. Deus não é de pensar, é de sentir. É um colo de braços fortes e delicados, ninando a gente num mar furioso, esquenta seu coração nesse colo, respira com Ele. Deus não é um lugar de certeza, é só um pouco de esperança.” Carla Madeira, romance “Tudo é Rio”. As famílias Salomão e Assis se juntaram para inaugurarem uma nova geração. Anita Salomão e Ricardo de Assis se uniram em matrimônio. Era um casal que se…

  • Sentimentos acontecem dos fatos

    O Susto

    Quinta é dia de feira, portanto o dia aguardado para adquirir aquele peixe fresco (ou quase) a ser consumido no final de semana, quando os irmãos apareciam para o almoço. Um compromisso que não precisava ser confirmado por ninguém, pois era um pacto sagrado entre eles, cujo apelido Bob sacramentou como Missa de Sábado.  A alegria de se reunirem estava mais ligada ao estômago do que propriamente ao coração, pois os irmãos se sentiam agradecidos por terem uma irmã cujos dotes culinários eram exaltados por todos que tiveram o privilégio de provar a sua comida. E Maria não se envaidecia por ser uma unanimidade aclamada quanto aos temperos, sabores e…