• Sentimentos acontecem dos fatos

    Essa gente tão comum…

    Nome: Estevão. Tipo físico: moreno, alto, de compleição esguia, olhos de um verde água, frios. Procedência: ignorada. Familiares: desconhecidos. Profissão: oficialmente não revelada. Vivendo nos subúrbios não se sabe há quanto tempo. Idade: aparentando algo em torno de quarenta e cinco anos, mas não há convencimento na afirmativa já que os rostos marcados, como o dele, sugerem um envelhecimento precoce. Vivia num prédio de três andares, cuja aparência decadente nos levava a crer que havia negligência do poder público pelo fato de nunca ter interditado o imóvel. Os três andares se uniam a partir de uma escada curva que ziguezagueava em lados opostos conforme fosse o andar. A quantidade de…

  • Sentimentos acontecem dos fatos

    A culpa é do microscópio

    Tenho um amigo que entre irônico e indignado achou por bem proclamar aos quatro ventos que havia descoberto como eliminar o COVID-19. Segundo ele, bastava quebrar todos os microscópios do mundo porque assim o vírus nunca mais seria identificado. Mesmo sendo a afirmação um total disparate, que pode ser incluída no rol de outras pérolas idiotas sobre o assunto (tipo: se o álcool mata o vírus então todos os bêbados serão poupados, e por aí vai…), fiquei refletindo sobre o que é possível extrair da sentença, sobretudo no que se oculta por trás do não verbalizado. No caso, duas hipóteses se destacaram: 1) a necessidade que temos de achar um…

  • Sentimentos acontecem dos fatos

    Meu caro Amigo

    Meu caro Amigo, Pois é… Estou na dúvida entre o muito que é possível discorrer sobre tudo, ou fazer do silêncio uma espécie de oração definitiva. A impressão é que quaisquer das opções deflagará equívocos. Esses últimos dias de 2020 deslizam na ampulheta da vida. Os sentimentos conflitantes escorrem grão em grão, de um lado a outro. E nós revivemos, impotentes, a trajetória das apreensões vivenciadas neste ciclo. Me pergunto em que ponto do percurso me encontro: à beira de um abismo ou já nas profundezas dele. E as demais pessoas? Perdidas em quais situações? Para alguns sobrou a esperança, já desorientada, praticamente senil, acenando, com lágrimas nos olhos, para…