• Sentimentos acontecem dos fatos

    Anamnese de um Criminoso

    Depois de meia hora sentado na minha frente, mantinha o mesmo ar distraído de quando entrou na sala. Definitivamente não se deixava intimidar nem pelo local onde estava e muito menos pela minha pessoa. Eu é que não tinha a mínima paciência para lidar com famosos, se bem que a figura a quem devia inquirir não apresentava nenhum traço glamoroso de gente acostumada a ser assediada por fãs, ou disputada pela mídia. Era até simplório demais: camiseta um pouco gasta, calça jeans antiga o suficiente para dar sinais de reconhecer o corpo que a vestia, cabelo curto que dispensava o uso de pente, sapatos mocassim longe de serem novos. Uma…

  • Sentimentos acontecem dos fatos

    Dizem que Deus existe

    Eu não entendia muito bem como era possível a minha irmã, pouca coisa mais velha que eu, só acordar quando o dia deslizava para lá do meio de si mesmo. Não sabia se era a falta de inteligência que a impedia de pular da cama logo nos primeiros raios da manhã, bem antes do também preguiçoso galo se manifestar, e ir à cata de aventuras, brincadeiras, descobertas. Sempre foram inesgotáveis as surpresas oferecidas por este mundo. Mas, quem sabe, fosse sinal de inteligência ela só acordar depois do meio-dia; talvez estivesse sabiamente economizando energia para que fizesse bonito na velhice. Evitando desta forma não vir a ser, em nada, parecida…

  • Sentimentos acontecem dos fatos

    A Máscara Nossa de Cada Dia

    Não. Não estou me referindo às máscaras que qualquer pessoa deveria usar para emparedar essa epidemia do COVID, seja por cidadania no sentido de preservar as demais pessoas, seja por egoísmo na perspectiva única de impedir que alguém possa infectá-lo. Não, não me refiro a essas máscaras, nem quero dissertar sobre os aloprados que dispensam o seu uso, ou que não se deram conta de que a melhor utilização não é aquela exibida na testa, no queixo, ou pendurada qual um estandarte em prolongamento a uma das orelhas. São atitudes negacionistas absurdas demais que me obrigariam a um texto fantasmagórico que me levaria a apontar os que se recusam a…