• Sentimentos acontecem dos fatos

    O Susto

    Quinta é dia de feira, portanto o dia aguardado para adquirir aquele peixe fresco (ou quase) a ser consumido no final de semana, quando os irmãos apareciam para o almoço. Um compromisso que não precisava ser confirmado por ninguém, pois era um pacto sagrado entre eles, cujo apelido Bob sacramentou como Missa de Sábado.  A alegria de se reunirem estava mais ligada ao estômago do que propriamente ao coração, pois os irmãos se sentiam agradecidos por terem uma irmã cujos dotes culinários eram exaltados por todos que tiveram o privilégio de provar a sua comida. E Maria não se envaidecia por ser uma unanimidade aclamada quanto aos temperos, sabores e…

  • Saltaram dos livros e vieram para cá,  Sentimentos acontecem dos fatos

    A Serviço dos Carmas

    Nestor não conseguia esconder o incômodo quando diziam para ele esperar um minutinho ou dois. Ele contorcia a boca e revirava os olhos porque geralmente o um ou os dois minutinhos, fáceis de serem verbalizados, no mundo real significavam meia-hora ou hora inteira esperando ao telefone. Sem falar naquela musiquinha irritante oferecida para estimular as mais baixas reações do ouvinte: geralmente comportamentos histéricos, do tipo atirar para longe o telefone ou desligar vigorosamente o aparelho para aliviar a tortura. “Essa coisa de Atendimento ao Consumidor é invenção do diabo”, dizia Nestor todas as vezes que era obrigado a recorrer a esses serviços telefônicos. E o mais irônico de tudo é…

  • Sentimentos acontecem dos fatos

    Existir e Desistir

    A reflexão ao completar 87 anos: a vida é uma lagoa transparente na qual as mais variadas espécies de peixes se agitam, agradecidos pelos farelos de pão. São alimentados por mãos trêmulas, sejam de crianças sejam de idosos, aproximadas por uma brecha serena concedida pelo tempo. E ela sorria revirando seu olhar de peixe vivo pela biografia que a levara até ali. A satisfação era um sentimento que exemplificava a sua vida. Básica e satisfatória existência: um sabonete cheiroso, preferencialmente colorido, e uma água de colônia para tirar o ranço das lembranças impregnadas no corpo; uns poucos vestidos de chita, bem floridos, para nunca esquecer que houve um tempo em…